2012/11/15

A ciência dos superpoderes – Invisibilidade

Nenhum comentário :
imagesExiste a possibilidade teórica de criar um aparelho capaz de transformar uma loira comum em dublê de Sue Richard, a Mulher Invisível, heroína do Quarteto Fantástico. A chave para isso depende de um conceito que todos aprendemos (bem, deveríamos aprender, ao menos...) no ensino médio: o índice de refração.

“Refração” nada mais é que o fenômeno que ocorre quando a luz, ao viajar de um meio para outro, tem a sua velocidade – padrão – cerca de 300 mil Km/s no vácuo – alterada. Dá para ver isso toda vez que você mergulha parcialmente um palito num copo d’água: como a luz fica mais lerda ao viaja pelo líquido, a impressão que se tem é que o palito está “quebrado”. O índice de refração nada mais é que a medida dessa mudança.

MulherInvisivel1Ora, se fosse possível criar um objeto – vamos chama-lo de “manto de invisibilidade” – com índice de refração negativo, a luz, em vez de atravessá-lo, ficaria apenas “em torno” do dito-cujo, deixando-o invisível.

Cientistas de vários países já conseguiram construir metamateriais (compostos complexos de vários materiais diferentes) que realizam essa façanha para fatias especificas do espectro de luz (como a luz vermelha). O desafio agora é abranger toda a luz que os olhos humanos captam.

invisible-woman-by-protokitty

Nenhum comentário :

Postar um comentário