2012/11/02

Confira tecnologias dos filmes de ficção que viraram realidade

Um comentário :
As invenções tecnológicas criadas pelos filmes são mais reais do que se imagina. Diversas obras de ficção científica, desenhos animados e séries serviram de inspiração para que cientistas desenvolvessem mecanismos para tornar realidade o que a ficção já havia pensado.

Com carros futuristas, computadores e robôs, a imaginação dos roteiristas alimenta a indústria tecnológica e, por isso, selecionamos alguns exemplos de inovações que provam como a vida imita a arte. Confira.

Touchscreen

O filme Minority Report, lançado em 2002, mostrou diversas tecnologias que poderiam existir em 2025, ano em que o longa se passa. Uma delas é a tela sensível ao toque que reage às ações dos usuários.

O que talvez o diretor do filme Steven Spielberg não esperasse é que mais de dez anos antes, os displays não são mais nenhuma novidade. Com iPhones e tablets este tipo de comando por toque é uma realidade do dia a dia.



Detetive John Anderton usando a interface em Minority Report (Foto: Reprodução)

iPad

Dispositivos parecidos com iPads são apresentados em 2001: Uma Odisseia no Espaço. No clássico de 1968, em uma das cenas dois astronautas comem enquanto utilizam tecnologias com formato e espessura como os tablets.

Na briga judicial entre as duas gigantes Samsung e Apple, a sul-coreana usou o filme como prova de que o design do aparelho da empresa da maçã é, na verdade, inspirado no filme.


Cena do filme 2001: Uma odisseia no Espao de 1968 (Foto: Reproduo)
Cena do filme 2001: Uma odisseia no Espaço de 1968 (Foto: Reprodução)

Videoconferência

De Volta Para o Futuro, o clássico da década de 80, é uma franquia americana de grande sucesso e parte do fascínio dos fãs é pela criatividade de tecnologias inusitadas para a época. Parecia impossível imaginar que no futuro, você poderia estar sentado em uma sala conversando com diversas pessoas através de um monitor.

Mais uma vez, anos antes o homem criou um mecanismo que possibilitou este tipo de comunicação. A videoconferência, hoje em dia, é muito popular não só em televisões como o filme previa, mas em smartphones e tablets também.


Videoconferncia foi uma das inovaes em De Volta para o Futuro (Foto: Reproduo)
Videoconferência foi uma das inovações em De Volta para o Futuro (Foto: Reprodução)

Empregada robô

Como não se lembrar de Os Jetsons? A série animada, lançada em 1962, sucesso no Brasil e no mundo, trouxe diversas invenções ao mundo real, e a empregada Rosie foi uma delas. Com rapidez, ela se deslocava pela casa em um único pé com rodinhas e ainda reclamava da bagunça feita pelos personagens.

Apesar de não terem o mesmo humor de Rosie e não serem uma realidade corriqueira, diversos robôs já fazem tarefas domésticas sozinhos e facilitam a vida do lar.


A empregada Rosie da famlia futurista em os Jetsons (Foto: Reproduo)
A empregada Rosie da família futurista em os Jetsons (Foto: Reprodução)

Carros que se dirigem sozinhos

Presentes em diversas obras de ficção, os carros que dirigem sozinho são sinônimo de avanço tecnológico. No filme Eu, Robô o detetive interpretado por Will Smith anda em um carro com controle robótico e assim ele não precisava assumir a direção.

Nos últimos anos os veículos que não precisam de motorista têm se desenvolvido bastante. Já existem muitos projetos experimentais e empresas como Audi, Nissan e Cadillac já apresentaram modelos de carros em que não é necessário ninguém para dirigir.


Audi utilizado em Eu, Rob (Foto: Reproduo)   
Audi utilizado em Eu, Robô (Foto: Reprodução)

Vídeo game sem joysticks

Cena de De Volta para o Futuro II (Foto: Reproduo)
                             Cena de De Volta para o Futuro II (Foto: Reprodução)

Em uma cena do filme De Volta para o Futuro II, Marty mostra para algumas crianças como jogar video game com uma arma de pistola e elas desdenham do fato de ele usar joystick. Apesar do personagem estranhar o fato, na vida real a chegada do Kinect causou animação entre os gamers. A tecnologia criada permite maior interação com o jogo, já que o jogador utiliza o corpo inteiro para fazer os movimentos.

Exemplos como esses mostram que as barreiras entre a ficção e a realidade podem ser quebradas. O desenvolvimento tecnológico possibilitou essas invenções e muitas outras tecnologias ainda estão por vir. E para você? O que mais deverá sair das telas para a realidade?

Via Techtudo

Um comentário :