2012/11/08

A ciência dos superpoderes: Tecer teias #1

Nenhum comentário :
Teia_Homem_Aranha_TeiaComecemos dizendo que a vida seria comparativamente mais fácil (embora não realmente fácil) para o Peter Parker dos quadrinhos, para quem o lançador de teias é uma geringonça criada em laboratório, do que para o Homem-Aranha dos primeiros filmes de cinema, cujo organismo é responsável por fabricar a teia.

Isso porque já há muitas pesquisas tentando cria métodos tecnológicos para reproduzir a seda da aranha, que compõe as teias dos bichos, em larga escala e nas dimensões desejadas.

O mesmo não vale, claro, para a produção de teias no interior de pulsos humanos.

imagesO interesse se justifica porque as teias de aranha possuem propriedades sensacionais, de fato. Elas combinam a capacidade de se esticarem em fios com extrema resistência ao rompimento: proporcionalmente, quase todas superam o aço de alta qualidade nesse quesito, e as de algumas espécies chegam a ser dez vezes mais difíceis de romper que o kevlar, material usado em coletes à prova de bala.

Cientistas já conseguiram modificar geneticamente bactérias, bichos-da-seda e até cabras para produzir as proteínas que compõem a teia. No entanto, ainda falta dominar a técnica de transformar as substâncias em fios longos e coesos.

8073_chelovek-pauk_or_spider-man_1024x768_(www.GdeFon.ru)

Nenhum comentário :

Postar um comentário